domingo, 23 de setembro de 2012

Entrevista com a GO Bus Carrocerias e Chassis

Em Julho, nós visitamos a fábrica da GO Bus em Matozinhos, e fizemos uma entrevista com os 3 designers e diretores: Giangiulio Cocco, Paulo Eduardo e Gabriel Guedes. A entrevista só não foi publicada antes por problemas técnicos, mas aqui está ela.
As falas estão classificadas assim:
Itálico: Giangiulio, Negrito: Paulo, Negrito/Itálico: Gabriel


1.      A encarroçadora existe há quanto tempo?
Desde 2008 a empresa se encontra no mercado, mas os estudos e ideais já se formavam a longa data, avaliando quesitos diversos para melhor inserção, mas a encarroçadora existe desde 2010, precisamente desde março de 2010.

2.      Qual é a história da encarroçadora?
Começamos com o modelo urbano Galáctus, em 2010,  que foi o responsável pelo impluso da empresa para desenvolvermos novos modelos. Em agosto do mesmo ano lançamos o New Flecha, o primeiro modelo rodoviário, com a ideia de resgatar a ideia do Flecha Azul. No mesmo ano, também começamos a desenvolver e vender a linha de chassis, que até mesmo nós rendeu o recorde em Bonneville. Em 2011 começamos com a linha toda remodelada, com a entrada do Paulo. O lançamento da linha renovada foi muito mais que uma simples mudança de geração. A ampliação da gama de produtos possibilitou melhor atendimento ao cliente invariando ao serviço. Os chassis passaram a ser equipados com motores de bloco inclinado, a chamada linha Eco Boxer, com os blocos de 9, 11 e 13 litros. Os novos motores já traziam o sistema de Redução Catalítica Seletiva antes mesmo do início do Proconve P7, e os clientes contavam com distribuição de Arla e apoio de manutenção integral da fábrica.  As carrocerias também entravam na onda de inovação, e agora contam com design mais limpo, aliados à versatilidade (foco da linha Miraggio) ou ousadia (leia-se o teto de vidro do Odeo.) O grupo cresceu com a fusão com o Grupo Vasc, e a empresa ganhou uma nova unidade fabril, que duplicou a capacidade de produção de carrocerias e chassis. Recentemente, com a entrada de Gabriel Guedes, o grupo ganhou mais um projetista à frente de seu tempo, que guiou o genial projeto do Galactus Midi, primeiro do Grupo neste segmento. O Galactus Midi foi uma idéia minha, já que eu notei que era uma lacuna na marca o segmento midi. Então, tive a idéia de simplificar um Galactus para este fim. Como nossa marca é focada em inovação, resolvemos criar também uma série especial para o New Flecha, para quem gosta de exclusividade. Ai nasceu o Road Black. Com ele, novos ideais de ônibus perfeito foram criados, e serão aplicadas mais futuramente em mais veículos de nossa marca.

3.                  Bem, como já citado pelo próprio Giangiulio, como foi a participação no Desafio Boneville, feito em Salt Lake City, EUA?
Foi uma iniciativa que tomamos a fim de promover a empresa, tanto para empresários locais quanto para empresários americanos. Montamos a estrutura com motorhome, ônibus oficina e dois ônibus, um normal sem qualquer modificação na carroceria e o outro com modificações aerodinamicas e de peso, tudo sobre o mesmo chassi O-18 MT 530, que andava nas ruas. O resultado foram os recordes estabelecidos e algumas vendas para lá.
4.                  Como (ou de onde) surge as inspirações para vocês fazerem os modelos?
Bom, no caso das carrocerias, normalmente, surge uma ideia que passamos para o papel físico e aprimoramos antes de passar pro computador. Cálculos são feitos visando melhorar a proporção, e depois passamos a arte, sem nunca utilizar bases de modelos de outros fabricantes. Quando alguém compra um GB, cada peça é genuína. A prática de bases foi abolida já na segunda geração do Galactus. Nosso ideal é satisfazer o cliente em todos os sentidos. Aprimoramos-nos cada dia para apresentar produtos cada vez melhores com um tempo de entrega baixo. Possuimos teste de qualidade, para verificar se o produto vendido realmente vai com a qualidade Go Bus. Outro destaque vai para a praticidade de nossos veículos. Mesmo com inovações, não fazemos "bichos de sete cabeças". Nossos veículos vem com DNA para agradar quem compra, quem dirige e quem anda. Como o Paulo disse, sempre elaboramos o tudo antes no papel, só que aliado a isso temos o entrosamento entre a equipe. Ou seja, todos conversam entre si para elaborar sempre o melhor produto.
5.                  Como vocês avaliam o primeiro semestre de 2012 e quais são seus planos para o segundo semestre?
Olha o primeiro semestre de 2012 foi normal, com vendas dentro do esperado, mantendo um bom fluxo de pedidos. Sobre o segundo semestre, estamos preparando dois novos modelos para a linha de carrocerias e chassis respectivamente.
6.                  No segundo semestre, vamos ver novos lançamentos, reestilizações ou vocês vão manter o mesmo portfólio?
Como ja disse, teremos novos modelos, que faltam a linha da Go Bus. Uma deles tbm será a volta, para manter o carater ambiental da empresa.
7.                  Qual mensagem você deixa para as empresas:
Desejamos, não só as empresas, mas aos funcionários e admiradores, a manutenção de nosso relacionamento. É isso que mantém a empresa forte, respeitando aquilo que esperam e gostam de nós.
Não importa o modelo, o padrão, o tipo ou o serviço da empresa. Sempre dá pra contar com a nossa qualidade. Tanto é que vamos completar cinco anos. E o segredo disso tudo, e a máxima da nossa empresa é o cliente.
Go Bus: Nosso lema é você.
Eu, como todos nós da Go Bus, desejamos que continuem confiando na nossa marca, e os que não possuem veículos produzidos por nós, saibam que ficariamos muito felizes em emprestar veículos para testes e quem sabe formar novos clientes satisfeitos com nossos produtos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola, voce esta exercendo seu livre direito de cidadania. Dê a sua opiniao, queremos te ouvir e tambem queremos sua opiniao para mudar e melhor lhe servir.