domingo, 21 de outubro de 2012

"Prova dos nove": Atlas x GOBus x KBus e Mercedes

No dia de ontem, o Portal Inovar realizou testes com 4 chassis concorrentes, da mesma faixa de potência, os 230cv. Para não haver imparcialidade quanto a carroceria, a carroceria-padrão adotada foi a Neobus Mega.
Os testes
 Modelo da Mercedes-Benz, o OF1724
Os testes foram realizados ontem, em trechos urbanos de BH (Região da Pampulha), no Anel Rodoviário (BR262 e BR381), entre o bairro Aparecida e o bairro Vista do Sol, na Ligação BR262/Sabará, no perimetro Urbano de Sabará e na MG262. Ainda na imparcialidade, os veículos foram testados com um intervalo de 15 minutos um do outro.
O local
O modelo da categoria fornecido pela Atlas, o DP 272.17
A topografia do local é bem pesada, mais ou menos o que esses carros enfrentam no cotidiano das cidades. Serras, trecho urbano, tudo isso para testar os carros ao extremo
Método de avaliação dos veículos
Os veículos eram testados com um sistema removivel instalado no veículo. Os motoristas tinhas vários itens para escolher, e a cada item os motoristas escolhiam uma cor/pontuação:
Vermelho: Ruim (2pts.)
Amarelo: Regular (3pts)
Azul: Bom (4pts)
Verde: Excelente (6pts)
A avaliação dos veículos

O D230, da KBus teve bons resultados, mas ainda sim não foi para o segundo teste.
O primeiro a sair foi o Atlas DP 272.17. No trecho urbano, o motorista avaliou esse carro com a cor verde. No Anel e na Via de Ligação ele foi avaliado com a cor azul, pois segundo o motorista, havia uma ou outra coisa relacionada a marchas. No trecho urbano de Sabará, tambem verde, e na serra Sabará-Caeté, ele levou a nota verde. A nota final dele foi 22 pontos.
O segundo foi o Mercedes-Benz OF1724 Euro V. No trecho urbano ele levou a cor verde, no trecho do Anel e Via de Ligação, ele levou amarelo, no trecho urbano, tambem verde e no trecho de serra, tambem amarelo. A nota final dele foi 18 pontos.
O terceiro a sair foi o GO Bus O17MD 240, ele levou nota Verde no trecho urbano, no trecho rodoviario normal levou verde, no urbano em sabará levou verde e no trecho de serra, azul. Tambem levou 22 pontos.
O ultimo a sair foi o KBus D230. No trecho urbano, ele levou verde, no rodoviario comum, levou azul, no urbano de Sabará levou verde, mas na serra, ele levou a pior nota, amarelo. A nota final foi 19 pontos.
O "Segundo Turno"
GO Bus O17MD 240, foi o modelo enviado para os testes.
Como houve um empate entre Atlas DP 272.17 e GO Bus O17MD 240, realizamos o segundo teste, mas dessa vez, no trecho da Estrada Real entre Ouro Preto e Ouro Branco, tambem compreendido como MG443. O teste tambem incorporou Ouro Branco, até o bairro Inconfidentes, ao leste da cidade.
A pontuação maxima foi 48 pontos e nas cores, porem ela ia ser dividida diferente:
Vermelho: Bom (8pts na serra, 4pts na cidade)
Verde: Excelente (16pts na serra, 8pts na cidade).
Nesse teste, alem de um motorista, foi um monitor, que testa veículos como passageiro. O primeiro a sair (no mesmo esquema) foi de novo, o Atlas DP 272.17. Ele conseguiu, pelo motorista os 16 pontos na serra e 8 na cidade, somando 24 pontos. Pelo monitor, ele conseguiu 8 pontos na serra e 8 na cidade, somando 16 pontos. Agora, era só o modelo da GO ter 1 bom na cidade e um excelente na estrada para que ele fosse o campeão da faixa 230cv, um dos mais utilizados em Minas e no Brasil.
O O17MD 240 tambem foi excelente, pelo motorista ele alcançou 16 pontos na serra e 8 na cidade. Porem o monitor pediu para dar nota intermediaria e foi autorizado. Nisso, a nota dele na estrada foi de 13 pontos, e na cidade 8 pontos, 21 pontos. Agora dependia da somatória:
Atlas DP 272.17: 24 + 16 = 40pts
GO Bus O17MD 240: 24 + 21 = 45pts.

Assim, o vencedor foi o modelo da GO Bus, o O17MD 240, sagrando-se assim, o melhor chassi da categoria 230cv.

Empresas mineiras investem em outros estados e em outros países.
As empresas de ônibus mineiras estão expandindo seus horizontes. Após Brasília (onde várias empresas mantêm um consórcio), o Rio de Janeiro foi febre nas ultimas semanas, várias empresas iniciaram as operações lá, e investindo pesado. Mas a empresa mais audaciosa foi a GO Bus. Alem de iniciar suas operações-solo na Colômbia, na parte de chassis tambem enviou o rodoviario O23 MT 530 EcoBoxer5 para a Rússia para testes independentes.


Portal Inovar, as empresas fictícias em primeiro lugar.
(Aqui tem espaço disponivel para você anunciar sua empresa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ola, voce esta exercendo seu livre direito de cidadania. Dê a sua opiniao, queremos te ouvir e tambem queremos sua opiniao para mudar e melhor lhe servir.